A carne bovina é o ingrediente básico da culinária brasileira. Eles estão sempre lá para almoçar ou jantar. Além de serem uma fonte rica em proteínas de alta qualidade, possuem um sabor incomparável, por isso é necessária atenção especial no preparo da carne.

Seja profissional ou amador, um dos maiores problemas que um chef enfrenta na hora de preparar a carne é determinar o ponto ideal, afinal cada um tem seu sabor único, o que faz com que goste de comer carne em diferentes pontos.

Qual é o significado de carne? O objetivo da carne nada mais é do que cozinhar ou cozinhar. No Brasil, existem três tipos principais de pontos, quais sejam, raros e bem passados, mas existem alguns pontos bem conhecidos entre eles.

Portanto, o pensamento das pessoas paira no ar: qual é o ponto ideal da carne?

Para ajudar, neste artigo iremos explicar as principais características e diferenças dos pontos de carne, para que possa descobrir os seus alimentos preferidos e agradar a todos em circunstâncias especiais.

Pontos de cozimento das carnes

1 – Selada

A carne selada é cozida por fora e apenas um pouco aquecida por dentro, mas permanece praticamente inalterada ou crua por dentro. Este é o ponto mais macio da carne porque tem a mesma textura da carne crua.

A temperatura varia de 50ºC a 55ºC e deve ser colocada no fogo por 3 minutos.

2 – Mal Passada

Neste ponto, a carne é muito semelhante à carne selada, mas sua estrutura mudou ligeiramente com a coagulação de certas proteínas. Sua superfície é mais torrada que a selada, mas o interior ainda está cru. A temperatura varia de 55ºC a 60ºC e deve estar no fogo por até 4 minutos.

3 – Ao Ponto Para Mal

A carne é grelhada por fora e as bordas ficam mais cozidas, mas por dentro fica vermelho e úmido. Sua textura ficou mais resistente ao toque.

A temperatura não ultrapassa 68ºC e deve ser mantida no fogo por 5 a 7 minutos.

4 – Ao Ponto

A carne tem que ser grelhada por fora e por dentro é rosada. Seu estado é mais próximo do cozimento, mas não é muito bem passado. Nesse ponto, a carne já estava firme por fora, mas ainda macia por dentro.

A temperatura pode atingir até 70ºC e deve ser colocada no fogo por até 8 minutos.

5 – Ao Ponto para Bem

Nesse ponto, a carne é bem grelhada por fora e por dentro, quase não sobra suco, e o rosado fica um pouco por dentro, pois o tom marrom já se instalou.

A temperatura pode chegar aos 73ºC e deve permanecer no fogo por no máximo 9 minutos.

6 – Bem Passada

Nesse ponto, a carne é totalmente grelhada tanto externa quanto internamente. A sua cor é completamente castanha e a sua textura é muito dura. A temperatura pode chegar a 75ºC, devendo ser queimado no fogo por 10 minutos ou mais dependendo da espessura do corte.

Afinal, qual é o ponto ideal para carnes?

Há quem diga que o ponto ideal para carnes são: selada, mal passada e ao ponto para mal, pois são os pontos de cozimento nos quais a carne está mais macia e suculenta, ou seja, mais próxima de seu estado natural, cru.

Contudo você deve ter sempre em mente de que não existe um ponto ideal para a carne, o ponto ideal é o que você prefere comer.

Caso precise cozinhar para um grande grupo de pessoas e você não sabe qual é o ponto preferido do grupo, ou não existe um consenso do ponto preferido, faça a carne ao ponto, ela está exatamente entre o meio das mal passadas e as bem passadas, agradando todos os gostos.