O serviço à la carte é aquele em que o cliente escolhe o que vai comer em um cardápio, tendo o seu prato feito na hora pelo chef do estabelecimento. A principal característica desse tipo de restaurante é que ele oferece pratos pré-definidos, geralmente classificados entre entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Já os restaurantes self service são aqueles que disponibilizam uma variedade de pratos, quentes e frios, em uma pista em que o próprio cliente pode se servir. Ou seja, ele tem a liberdade de comer o que quiser, de acordo com os pratos do dia.

Por que escolher serviço à la carte

Um ponto positivo quanto ao serviço à la carte está relacionado à organização do restaurante. Trabalhando com um cardápio será possível saber exatamente quais matérias-primas comprar e a quantidade, evitando desperdícios.

Mesmo com essa vantagem é preciso que o gestor do restaurante esteja sempre preparado para atender a demanda, pois alguns pratos podem sair mais do que outros e cada dia pode ser diferente, no que diz respeito à quantidade de clientes.

Vantagens do self service

Esse tipo de serviço traz liberdade ao cliente, pois ele pode escolher entre uma variedade de opções e combinações, de acordo com o seu paladar. Às vezes, as opções de um cardápio são muito limitadas, então, para quem gosta de pratos diferentes, o self service é uma boa pedida.

Nessa situação, é importante estar atento ao desperdício, pois, como as pistas de comida precisam estar o tempo todo abastecidas, é comum chegar ao final do expediente com uma grande quantidade de comida pronta — e que não poderá ser utilizada no dia seguinte.